Conforme foi visto, o tratamento correto depende da causa do corrimento. Muitas vezes o simples tratamento dos corrimentos crônicos não será suficiente, e para evitar a recidiva/recorrência (retorno do corrimento), haverá necessidade da colaboração da mulher que será quem vai "descobrir" a causa dos mesmos fazendo uma investigação em seus hábitos.
Da mesma maneira, o tratamento nem sempre será apenas com remédios, mas também vai requerer mudança de hábitos, de roupas e ajuda do parceiro. Em alguns casos, os medicamentos podem até piorar os sintomas, mas se a indicação estiver correta, o resultado final será satisfatório.
Entretanto, em alguns corrimentos é imprescindível o tratamento do parceiro para evitar a possibilidade de reinfecção.
A vagina é um “mundo à parte”, em que existem bactérias boas chamadas Bacilos de Doderlein, que se alimentam de glicogênio, que é um açúcar produzido pela célula vaginal estimulada pelos hormônios.
Essas bactérias produzem ácido lático, que é o responsável pelo pH ácido da vagina e pela sua defesa contra as outras bactérias.
Medidas simples evitam corrimentos
Seu médico ginecologista é seu aliado para manter a saúde dos seus órgãos genitais. Evite a automedicação, pois, além dos medicamentos serem caros, têm efeitos colaterais. A automedicação é uma das principais causas dos corrimentos crônicos.